DP de Arte
para o 1º Ano do Ensino Médio
ARTE - 1ª série
·
O aluno em DP em ARTE referente a 1ª série do
Ensino Médio será avaliado em trabalhos semestrais ( 1º semestre valendo 5,0 e
o 2º valendo 5,0 – dentre os quais serão obtidos uma média) e uma prova (
valendo 5,0) com base nos conteúdos
das atividades propostas a cada semestre.
Data da Prova: 28 de setembro de 2019.
Data da Prova: 28 de setembro de 2019.
·
Para
os ex-alunos, as atividades abaixo descritas para os 1º e
2º semestres deverão ser entregues no dia da prova final.
Não se esqueça de apresentar um trabalho limpo, sem rasuras e identificação completa. A capa do trabalho deverá ser digitada, separando os semestres.
Não se esqueça de apresentar um trabalho limpo, sem rasuras e identificação completa. A capa do trabalho deverá ser digitada, separando os semestres.
·
- O trabalho deverá ser desenvolvido de forma manuscrita, à tinta azul ou preta e em
papel almaço.
- Deve ser identificado com o nome do aluno e a série a qual se
refere o trabalho de dependência.
- Fazer capa digitada que constem os dados acima.
- Os trabalhos do 1º semestre deverão ser entregue no dias 17, 18 e 19 de junho. Não serão aceitos trabalhos fora do prazo estipulado.
Modelo de relatório cultural
1º Semestre:
1.
Visita à Pinacoteca
(Entregar relatório de visita e ingresso). Modelo de relatório cultural
2.
Pesquisa:
a) Patrimônio Cultural (Material e Imaterial).
b)
Intervenção Artística e os Artistas: Os Gêmeos, Orion, Ligia
Pape, Ligia Clark, Regina Silveira
A princípio, ele pode ser dividido assim:
·
Índice: página inicial com a relação de cada tema estudado no
trabalho e o número da página em que se encontra;
·
Introdução: apresentação do trabalho, com um resumo sobre a maneira
como será desenvolvido;
·
Desenvolvimento: argumentos objetivos e claros sobre as ideias que
conduzirão o leitor à conclusão (aqui é o momento de usar citações e recursos
visuais para embasar a argumentação);
·
Conclusão: desfecho do trabalho alcançado naturalmente a partir do
desenvolvimento prévio;
·
Bibliografia: links para sites e blogs pesquisados, referências de
livros,
3. Trabalho Prático: Desenhar
um Grafite
a) Tema: O Brasil de Hoje
2º Semestre:
1.
Assistir
a uma Peça de Teatro (Entregar Relatório e ingresso). Orientações
e exemplos, no endereço abaixo:
2. Leitura da Peça: Medéia (Eurípides) ou Gota D´agua (Chico Buarque)
a) Resumo da Peça
3. Pesquisa:
·
História da
Arte: Pré-História ao
Renascimento e seus principais pontos.
4. Trabalho Prático: Colagem
de um vaso com recortes de papel
a)
Tema: Vasos Gregos
Prova: Contará com questões da Leitura, História da Arte, de Patrimônio Cultural e
Intervenção Artística.
Indicadores:
Na Pinacoteca poderá trabalhar a exposição do momento.
No Teatro fica livre para assistir qualquer gênero.
O aluno em DP
em Artes referente a 1ª série do Ensino Médio será avaliado em trabalhos
semestrais (1º semestre valendo 5,0 e o 2º valendo 5,0 – dentre os quais serão
obtidos uma média) e uma prova (valendo 5,0) com base nos conteúdos das atividades propostas a cada semestre.
Para alunos frequentes:
- Os trabalhos do 1º semestre deverão ser entregue no dias 17, 18 e 19 de junho. Não serão aceitos trabalhos fora do prazo estipulado.
· Para os ex-alunos: as atividades descritas
para o 1º e 2º semestres, deverão ser entregues no dia da prova final, 28 de setembro de 2019.
1º Semestre
Pesquisar Intervenção Urbana, qual sua
importância para a Arte de hoje e como ela é vista.
Ler
capítulo 3, tema 1 do livro “Por toda parte” ( página 86 - 98) -
E
ver o link abaixo.
Analisar as obras de Alexandre Orion –
Metabiotica e Ossário (ver site do artista)
Visita
ao Beco do Batman - galeria de grafite a céu aberto
End.: Rua Gonçalo Afonso e Rua Medeiros de Albuquerque – Vila Madalena – São Paulo
End.: Rua Gonçalo Afonso e Rua Medeiros de Albuquerque – Vila Madalena – São Paulo
Analisar os grafites e
identificar qual mensagem quer passar.
Visita à Pinacoteca - Grátis aos sábados - visitar o acervo
do Alexandre Orion e analisar as obra Metabiótica
Relatório
Fazer
um relatório
sobre as duas visitas mostrando o (du)elo entre as linguagens. A pintura e fotografia que, no tempo da informação, nos faz pensar em quão frágeis são as imagens e
o que elas querem nos “dizer” nos tempos atuais.
Anexar foto sua no local visitado.
Pesquisar:
Pop Art
- pesquisar os principais pontos do tema
- principais características do movimento
- principais
artistas e obras
* DP digitada e encadernada.
O trabalho deve estar dentro
das normas da ABNT, tendo obrigatoriamente que conter:
- Capa e contracapa
- Sumário
-Introdução e Conclusão
- Bibliografia
2º Semestre
Pesquisar o que é um
Jingle e dar exemplos.
Criação de
um produto e de um Jingle para “vender” esse produto.
Pesquisar o que é um
cartaz, pra que ele é usado e qual a diferença entre cartaz, folder e folheto.
Criação de
um folder com a temática: Pop Art - o que foi o movimento, quais as
características, principais artistas e obras.
História
em quadrinhos - Produção passos
a passo, roteiro, diagramação, balões e
onomatopeias.
Criação de uma historia, personagens e cenário, com base em uma música.
Visita cultural - escolher um lugar cultural (teatro, museu,
cinema, espaço cultural) para fazer uma visita. Entregar um relatório sobre a
visita com foto ou ingresso. O relatório deve conter o assunto abordado e sua
opinião sobre a visita, o que achou, como se sentiu e qual a experiência
estética (de que forma essa vivencia te emocionou) que essa visita te causou.
D.P. 3ª série do Ensino Médio
– Arte
O aluno em DP em Artes referente a 1ª série
do Ensino Médio será avaliado em trabalhos semestrais (1º semestre valendo 5,0
e o 2º valendo 5,0 – dentre os quais serão obtidos uma média) e uma prova
(valendo 5,0) com base nos conteúdos
das atividades propostas a cada semestre.
Para alunos frequentes: as atividades descritas para o 1º e 2º semestres, deverão ser entregues no dia da prova final, 28 de setembro de 2019.
· Para os ex-alunos: as atividades descritas
para o 1º e 2º semestres deverão ser entregues no dia da prova final, 28 de setembro de 2019.
Identificar os trabalhos com nome completo, série da DP e ano de conclusão.
Identificar os trabalhos com nome completo, série da DP e ano de conclusão.
1º Semestre
- Arte Contemporânea (conceito, fatores
históricos e sociais)
- Arte Concreta ou o Concretismo na Arte
- Pop Art
- Dança Contemporânea.
Filmes: O Sorriso de Monalisa. (NEWELL, Mike. 2003 – Drama/Romance – 1h57m)
O Cisne Negro.
(ARONOFSKY, Darren. 2010 – Drama/Mistério – 1h50m)
Trabalho 2
-
Antiguidade Clássica: Arte na Grécia e Roma Antigas (teatro, artes visuais,
dança e música).
-
Império Bizantino, Mesopotâmia, Pérsia, Egito.
-
Idade Média (Arte Românica, Arte Sacra)
- Renascimento.
Filmes: Ben-Hur (WYLER, William. 1959 –
Épico/Aventura/Drama – 3h32m)
O Nome da Rosa (ANNAUD, Jean-Jacques. 1986 – Mistério/Filme Policial –
2h11m)
2º Semestre
Trabalho 3
-
Barroco
- Romantismo
- Realismo
- Impressionismo
Filmes: Carlota Joaquina, Princesa do Brasil
(CAMURATI, Carla. 1995 – Histórico/Drama – 1h40m)
O Violino Vermelho (GIRARD, François. 1998 – Drama/Mistério – 2h20m)
Trabalho 4
-
Expressionismo
- As Vanguardas Européias (Surrealismo,
Dadaísmo, Abstracionismo, Fauvismo, Cubismo, Futurismo, Simbolismo).
- Arte
Moderna.
Filmes: Macunaíma (ANDRADE, Joaquim Pedro de.
1969 – Fantasia/Comédia – 1h50m).
Metrópolis (LANG, Fritz. 1927 – Drama/Fantasia – 2h33m).
Sites de interesse:
Pinacoteca do Estado de São Paulo: www.pinacoteca.org.br
Fundação Miró: www.fmirobcn.org
Museu Lasar Segall: www.museusegall.org.br
Instituto Moreira Salles: www.ims.com.br
Instituto Arte na Escola: www.artenaescola.org.br
Museu de Arte Contemporânea: www.mac.usp.br
MASP – Museu de Arte de São Paulo: www.masp.org.br
MIS – Museu da Imagem e do Som: www.mis-sp.org.br
Museu de Arte Sacra de São Paulo: www.museuartesacra.org.br
Para
cada tema dentro do semestre, mínimo de ½ página de pesquisa e 1 imagem como
exemplo. Realizar o trabalho de acordo com as normas da ABNT (Associação
Brasileira de Normas Técnicas). Cópia e plágio é crime! Faça citações e
desenvolva a partir da citação trechos de própria autoria. Para sanar qualquer
dúvida, procure seu professor para maiores orientações.