Orientações para o Artigo


Orientações para fazer Pesquisas

Síntese
Para fazer uma pesquisa deve-se usar diferentes fontes, muitas das informações encontradas serão repetidas, outras que se complementam e outras, ainda, que estão em contradição.
Para fazer uma síntese, não basta reunir essas informações, pois isso transformaria seu texto numa colcha de retalhos.

1.    Fichar os textos
Em primeiro lugar, é importante fichar todos os textos que você pretende usar em sua pesquisa. Ao escolher as informações a destacar, tenha em mente o objetivo do seu trabalho.
ü  Identificar as informações que se repetem, as que se completam e as que entram em contradição.
ü  Organizar as informações selecionadas em blocos, tendo em mente aquelas que serão usadas na introdução, no desenvolvimento e na conclusão do trabalho.
ü  Elaborar o texto final.

2.    Identificar ideias repetidas, complementares e contraditórias.
Depois de fazer os fichamentos, elimine tópicos em que há repetição de ideias, grife com a mesma cor informações complementares e assinale onde há contradição.

3.    Selecionar e Hierarquizar informações
Procure Juntar e articular as informações grifadas com a mesma cor. Havendo contradição entre os textos, decida se você vai aponta-las ou assumir um dos pontos de vistas, procurando manter coerência no conjunto de informações selecionadas.

4.    Organizar as informações

Preencha em uma folha as frases selecionadas para cada parte do seu texto final:


Introdução

 

         Desenvolvimento

 

Conclusão


5.    Elaborar a síntese
Reúna as ideias trabalhadas e elabore um texto final, tomando cuidado para articular as ideias fichadas. Releia várias vezes seu texto, substituindo palavras, escolhendo conectivos, corrigindo concordâncias, etc., para assegurar sua coesão e coerência.

Visualizações !!