Orientações:
- Os trabalhos deverão ser manuscritos em folha de papel
almaço, grampeados ou encadernados.
- Os trabalhos deverão ser entregues até o dia 03/10/2016
- Qualquer dúvida ou esclarecimento procurar a coordenação.
1 ano
CONTEÚDO - 1º BIMESTRE
|
Sistemas de jogo e táticas em uma modalidade coletiva
|
• A importância dos sistemas de jogo e táticas no
|
desempenho esportivo e na
apreciação do esporte
|
como espetáculo
|
Tema 2 – Corpo, saúde e beleza
|
Padrões e estereótipos de beleza corporal
|
Indicadores que levam à construção de representações
|
sobre corpo e beleza
|
• Medidas e avaliação da composicão corporal
|
• Índice de massa corpórea (IMC)
|
• Alimentação, exercício físico e obesidade.
|
CONTEÚDO - 2º BIMESTRE
|
Tema 1 – Atividade rítmica
|
Ritmo vital e ritmo como organização expressiva do
|
Movimento
|
Tempo e acento rítmico
|
O ritmo no esporte, na luta, na ginástica e na dança
|
Tema 2 – Esporte
|
Modalidade individual: ginástica artística (GA) ou
|
ginástica rítmica (GR)
|
Tema 3 – Corpo, saúde e beleza
|
Corpo e beleza em diferentes períodos históricos
|
• Padrões de beleza e suas relações com contextos
|
Históricos
|
CONTEÚDO - 3º BIMESTRE
|
Tema 1 – Esporte
|
Sistemas de jogo e táticas em uma modalidade coletiva
|
ainda não conhecida pelo aluno
|
Tema 2 – Corpo, saúde e beleza
|
Conceitos: atividade física, exercício físico e saúde
|
CONTEÚDO - 4º BIMESTRE
|
Tema 1 – Ginástica
|
Práticas contemporâneas: ginásticas aeróbica,
|
localizada e/ou outras
|
• Princípios orientadores
|
• Técnicas e exercícios
|
Tema 2 – Luta
|
Princípios orientadores, regras e técnicas de uma luta
|
ainda não conhecida pelo aluno
|
2 ANO
CONTEÚDO - 1º BIMESTRE
|
Tema 1 – Ginástica
|
Práticas contemporâneas: ginástica aeróbica,
|
localizada e/ou outras
|
Tema 2 – Corpo, saúde e beleza
|
Capacidades físicas: conceitos e avaliação
|
Tema 3 – Mídias
|
Significados/sentidos no discurso das mídias sobre a
|
ginástica e o exercício físico
|
O papel das mídias na definição de modelos hegemônicos
|
de beleza corporal
|
CONTEÚDO - 2º BIMESTRE
|
Tema 1 – Esporte
|
Modalidade individual ainda não conhecida dos alunos
|
Tema 2 – Corpo, saúde e beleza
|
Efeitos do treinamento físico: fisiológicos, morfológicos
|
e psicossociais
|
• Repercussões na conservação e promoção da saúde
|
nas várias faixas etárias
|
Exercícios resistidos (musculação)
|
• Benefícios e riscos à saúde nas várias faixas etárias
|
Tema 3 – Contemporaneidade
|
Corpo, cultura de movimento, diferença e preconceito
|
CONTEÚDO - 3º BIMESTRE
|
Tema 1 – Esporte
|
Modalidade “alternativa” ou popular em outros países:
|
beisebol, badminton, frisbee ou
outra
|
Tema 2 – Corpo, saúde e beleza
|
Fatores de risco à saúde: sedentarismo, alimentação,
|
dietas e suplementos alimentares, fumo, álcool, drogas,
|
doping e anabolizantes, estresse e repouso
|
Doenças hipocinéticas e relação com a atividade física e
|
o exercício físico: obesidade, hipertensão e outras
|
Tema 3 – Mídias
|
A transformação do esporte em espetáculo televisivo
|
CONTEÚDO - 4º BIMESTRE
|
Tema 1 – Ginástica
|
Ginástica alternativa: alongamento, relaxamento ou outra
|
Tema 2 – Corpo, saúde e beleza
|
Atividade física/exercício físico e prática esportiva em
|
níveis e condições adequados
|
Tema 3 – Contemporaneidade
|
Corpo, cultura de movimento, diferença e preconceito
|
3 ano
CONTEÚDO - 1º BIMESTRE
|
Tema 1 – Luta
|
Modalidade de luta já conhecida dos alunos: capoeira,
|
caratê, judô, taekwondo, boxe ou outra
|
Tema 2 – Corpo, saúde e beleza
|
Princípios do treinamento físico
|
• Individualidade biológica, sobrecarga e reversibilidade
|
Tema 3 – Contemporaneidade
|
Corpo, cultura de movimento, diferença e preconceito
|
CONTEÚDO - 2º BIMESTRE
|
Tema 1 – Atividade rítmica
|
Manifestações rítmicas ligadas à cultura jovem: hip-hop,
|
street dance e/ou outras
|
Tema 2 – Lazer e trabalho
|
Saúde e trabalho
|
Tema 3 – Contemporaneidade
|
Esporte e cultura de movimento na contemporaneidade
|
CONTEÚDO - 3º BIMESTRE
|
Tema 1 – Atividade rítmica
|
Manifestações e representações da cultura rítmica
|
Nacional
|
• O samba
|
Tema 2 – Lazer e trabalho
|
O lazer como direito do cidadão e dever do Estado
|
Tema 3 – Contemporaneidade
|
Esporte e cultura de movimento na contemporaneidade
|
A virtualização do corpo na contemporaneidade
|
CONTEÚDO - 4º BIMESTRE
|
Tema 1 – Esporte, ginástica, luta e atividade rítmica
|
Organização de eventos esportivos e/ou festivais
|
(apresentações) de ginástica, luta e/ou dança
|
Tema 2 – Lazer e trabalho
|
Espaços, equipamentos e políticas públicas de lazer
|
O lazer na comunidade escolar e em seu entorno:
|
espaços, tempos, interesses e estratégias de intervenção
|
Tema 3 – Corpo, saúde e beleza
|
Estratégias de intervenção para promoção da atividade
|