Orientações:
- Os trabalhos deverão ser manuscritos em folha de papel
almaço, grampeados ou encadernados.
- Os trabalhos deverão ser entregues até o dia 03/10/2016
- Qualquer
dúvida ou esclarecimento procurar a coordenação.
1 série
CONTEÚDO - 1º BIMESTRE
|
Movimentos – Grandezas, variações e conservações
|
Identificação, caracterização e estimativa de grandezas do
|
movimento
|
• Observação de movimentos do cotidiano – distância percorrida,
|
tempo, velocidade,
|
• Sistematização dos movimentos segundo trajetórias, variações
|
de velocidade etc.
|
• Estimativas e procedimentos de medida de tempo, percurso,
|
velocidade média etc.
|
Quantidade de movimento linear, variação e conservação
|
• Modificação nos movimentos decorrentes de interações ao se dar
|
partida a um veículo
|
• Variação de movimentos relacionada à força aplicada e ao tempo
|
de aplicação, a exemplo de
freios e dispositivos de segurança
|
• Conservação da quantidade de movimento em situações cotidianas
|
Leis de Newton
|
• As leis de Newton na análise do movimento de partes de um
|
sistema mecânico
|
• Relação entre as leis de Newton e as leis de conservação.
|
Obs.:- Ilustrar os conteúdos com 3 exercícios resolvidos por tema.
CONTEÚDO - 2º BIMESTRE
|
Movimentos – Grandezas, variações e conservação
|
Trabalho e energia mecânica
|
• Trabalho de uma força como medida da variação do movimento,
|
como numa frenagem
|
• Energia mecânica em situações reais e práticas, como em um
|
bate-estaca, e condições de conservação
|
• Estimativa de riscos em situações de alta velocidade
|
Equilíbrio estático e dinâmico
|
• Condições para o equilíbrio de objetos e veículos no solo, na
|
água ou no ar, caracterizando pressão, empuxo e viscosidade
|
• Amplificação de forças em ferramentas, instrumentos e máquinas
|
• O trabalho mecânico em ferramentas, instrumentos e máquinas,
|
de alicates a prensas hidráulicas
|
• Evolução do trabalho mecânico em transportes e máquinas
|
Obs.:- Ilustrar os conteúdos com 3 exercícios resolvidos por tema.
CONTEÚDO - 3º BIMESTRE
|
Universo, Terra e vida
|
Constituintes do Universo
|
• Massas, tamanhos, distâncias, velocidades, grupamentos
|
outras características de planetas, sistema solar, estrelas, galáxias
|
e demais corpos astronômicos
|
• Comparação de modelos explicativos da origem e da constituição
|
do Universo em diferentes culturas
|
Interação gravitacional
|
• O campo gravitacional e sua relação com massas e distâncias
|
envolvidas
|
• Movimentos junto à superfície terrestre – quedas, lançamentos
|
e balística
|
• Conservação do trabalho mecânico
|
• Conservação das quantidades de movimentos lineares e
|
angulares em interações astronômicas
|
Obs.:- Ilustrar os conteúdos com 3 exercícios resolvidos por tema.
CONTEÚDO - 4º BIMESTRE
|
Universo, Terra e vida
|
Sistema solar
|
• Da visão geocêntrica de mundo à visão heliocêntrica, no contexto
|
social e cultural em que essa mudança ocorreu
|
• O campo gravitacional e as leis de conservação no sistema de
|
planetas e satélites e no movimento de naves espaciais
|
• A inter-relação Terra–Lua–Sol
|
Universo, evolução, hipóteses e modelos
|
• Teorias e hipóteses históricas e atuais sobre a origem,
|
constituição e evolução do Universo
|
• Etapas de evolução estelar – da formação à transformação em
|
gigantes, anãs ou buracos negros
|
• Estimativas do lugar da vida no espaço e no tempo cósmicos
|
• Avaliação da possibilidade de existência de vida em outras
|
partes do Universo
|
• Evolução dos modelos de Universo – matéria, radiações e
|
interações fundamentais
|
• O modelo cosmológico atual – espaço curvo, inflação e big bang
|
Obs.:- não há necessidade de exercícios somente a teoria
2 ano
CONTEÚDO - 1º BIMESTRE
|
Calor, ambiente e usos de energia
|
Calor, temperatura e fontes
|
• Fenômenos e sistemas cotidianos que envolvem trocas de calor
|
• Controle de temperatura em sistemas e processos práticos
|
• Procedimentos e equipamentos para medidas térmicas
|
• Procedimentos para medidas de trocas de energia envolvendo
|
calor e trabalho
|
Propriedades térmicas• Dilatação, condução e capacidade térmica;
|
calor específico de materiais de uso prático
|
• Quantificação de trocas térmicas em processos reais
|
• Modelos explicativos de trocas térmicas na condução,
|
convecção ou irradiação
|
Clima e aquecimento
|
• Ciclos atmosféricos e efeitos correlatos, como o efeito estufa
|
• Avaliação de hipóteses sobre causas e consequências do
|
aquecimento global
|
Obs.:- Ilustrar os conteúdos com 3 exercícios resolvidos por tema.
CONTEÚDO - 2º BIMESTRE
|
Calor como energia
|
• Histórico da unificação calor–trabalho mecânico e da formulação
|
do princípio de conservação da
energia
|
• A conservação de energia em processos físicos, como mudanças
|
de estado, e em máquinas
mecânicas e térmicas
|
Propriedades térmicas
|
• Operação de máquinas térmicas em ciclos fechados
|
• Potência e rendimento em máquinas térmicas reais, como motores
|
de veículos
|
• Impacto social e econômico com o surgimento das máquinas
|
térmicas – Revolução industrial
|
Entropia e degradação da energia
|
• Fontes de energia da Terra – transformações e degradação
|
• O ciclo de energia no Universo e as fontes terrestres de energia
|
• Balanço energético nas transformações de uso e na geração
|
de energia
|
• Necessidades energéticas e o problema da degradação
|
Obs.:- Ilustrar os conteúdos com 3 exercícios resolvidos por tema.
CONTEÚDO - 3º BIMESTRE
|
Som, imagem e comunicação
|
Som – características físicas e fontes
|
• Ruídos e sons harmônicos – timbres e fontes de produção
|
• Amplitude, frequência, comprimento de onda, velocidade e
|
ressonância de ondas mecânicas
|
• Questões de som no cotidiano contemporâneo
|
• Audição humana, poluição, limites e conforto acústicos
|
Luz – características físicas e fontes
|
• Formação de imagens, propagação, reflexão e refração da luz
|
• Sistemas de ampliação da visão, como lupas, óculos,
|
telescópios e microscópios
|
Obs.:- Ilustrar os conteúdos com 3 exercícios resolvidos por tema.
CONTEÚDO - 4º BIMESTRE
|
Som, imagem e comunicação
|
Luz e cor
|
• A diferença entre a cor das fontes de luz e a cor de pigmentos
|
• O caráter policromático da luz branca
|
• As cores primárias (azul, verde e vermelho) no sistema de
|
percepção e nos aparelhos e equipamentos
|
• Adequação e conforto na iluminação de ambientes
|
Ondas eletromagnéticas
|
• A interpretação do caráter eletromagnético da luz
|
• Emissão e absorção de luz de diferentes cores
|
• Evolução histórica da representação da luz como onda
|
eletromagnética
|
Transmissões eletromagnéticas
|
• Produção, propagação e detecção de ondas eletromagnéticas
|
• Equipamentos e dispositivos de comunicação, como rádio e TV,
|
celulares e fibras ópticas
|
• Evolução da transmissão de informações e seus impactos sociais
|
Obs.:- Ilustrar os conteúdos com 3 exercícios resolvidos por tema.
3 ano
CONTEÚDO - 1º BIMESTRE
|
Equipamentos elétricos
|
Circuitos elétricos
|
• Aparelhos e dispositivos domésticos e suas especificações
|
elétricas, como potência e
tensão de operação
|
• Modelo clássico de propagação de corrente em sistemas
|
resistivos
|
• Avaliação do consumo elétrico residencial e em outras
|
instalações; medidas de
economia
|
• Perigos da eletricidade e medidas de prevenção e
|
segurança
|
Campos e forças eletromagnéticas
|
• Propriedades elétricas e magnéticas de materiais e a
|
interação por meio de campos
elétricos e magnéticos
|
• Valores de correntes, tensões, cargas e campos em
|
situações de nosso cotidiano
|
Obs.:- Ilustrar os conteúdos com 3 exercícios resolvidos por tema.
CONTEÚDO - 2º BIMESTRE
|
Equipamentos elétricos
|
Campos e forças eletromagnéticas
|
• Interação elétrica e magnética, o conceito de campo
|
e as leis de
|
Oersted e da indução de Faraday
|
• A evolução das leis do eletromagnetismo como
|
unificação de fenômenos antes separados Motores e
|
geradores
|
• Constituição de motores e de geradores, a relação entre
|
seus componentes e as transformações de energia
|
Produção e consumo elétricos
|
• Produção de energia elétrica em grande escala em
|
usinas hidrelétricas,
termelétricas e
|
eólicas; estimativa de seu balanço custo–benefício e de
|
seus impactos ambientais
|
• Transmissão de eletricidade em grandes distâncias
|
• Evolução da produção e do uso da energia elétrica e sua relação
|
com o desenvolvimento econômico e social.
|
Obs.:- Ilustrar os conteúdos com 3 exercícios resolvidos por tema.
CONTEÚDO - 3º BIMESTRE
|
Matéria e radiação
|
Matéria, propriedades e constituição
|
• Modelos de átomos e moléculas para explicar
|
características macroscópicas
mensuráveis
|
macroscópicas mensuráveis
|
• A matéria viva e sua relação/distinção com os modelos
|
físicos de materiais inanimados
|
• Os modelos atômicos de Rutherford e Bohr
|
Átomos e radiações
|
• A quantização da energia para explicar a emissão e
|
absorção de radiação pela matéria
|
• A dualidade onda–partícula
|
• As radiações do espectro eletromagnético e seu
|
uso tecnológico, como a iluminação incandescente, a
|
fluorescente e o laser
|
Núcleo atômico e radiatividade
|
• Núcleos estáveis e instáveis, radiatividade natural
|
e induzida
|
• A intensidade da energia no núcleo e seus usos médico,
|
industrial, energético e bélico
|
• Radiatividade, radiação ionizante, efeitos biológicos e
|
radioproteção
|
Obs.:- Ilustrar os conteúdos com 3 exercícios resolvidos por tema.
CONTEÚDO - 4º BIMESTRE
|
Matéria e radiação
|
Partículas elementares
|
• Evolução dos modelos para a constituição da matéria –
|
dos átomos da Grécia Clássica aos quarks
|
• A diversidade das partículas subatômicas, elementares
|
ou não
|
• A detecção e a identificação das partículas
|
• A natureza e a intensidade das forças nas transformações
|
das partículas
|
Eletrônica e informática
|
• Propriedades e papéis dos semicondutores nos
|
dispositivos microeletrônicos
|
• Elementos básicos da microeletrônica; armazenamento e
|
processamento de dados (discos
magnéticos, CDs,
|
DVDs, leitoras e processadores)
|
• Impacto social e econômico contemporâneo da
|
automação e da informatização.
|