quinta-feira, 28 de março de 2013

Conteúdos e Orientações - DP Artes


Orientações:
- Os trabalhos deverão ser manuscritos em folha de papel almaço, grampeados ou encadernados.
- Os trabalhos  deverão ser entregues até o dia 03/10/2016 
- Qualquer dúvida ou esclarecimento procurar a coordenação.



ARTE
1ª SÉRIE

  Bimestre
Cidade, cultura e práticas culturais

  • Patrimônio cultural imaterial e material
  • Tradição e ruptura; arte contemporânea
  • Educação patrimonial
  • Arte pública - intervenções urbanas.
  • Paisagem sonora 
  • Músicos de rua
  • Escola de samba, tambor de crioula, jongo, roda de samba, frevo; forró, dança contemporânea, dança popular
  • Artes circenses - circo tradicional, circo contemporâneo, palhaço/clow e a tradição cômica, folia de reis,palhaços de hospital.
  • Pré-projetos de intervenção na escola
2º Bimestre 
Intervenção em arte: projetos poéticos na escola

  • Intervenção em arte
  • Modos de intervenção nas diferentes Linguagens Artísticas
  • Relação arte-público
  • Projetos poéticos de intervenção na escola
3ºBimestre
A arte contemporânea no território da materialidade


  • Procedimentos técnicos das linguagens da fotografia (inclusive via celulares), do Computador, do cinema de animação, web art, expansão dos conceitos de pintura, desenho, escultura, grafite etc.

  • Inserção de imagens tecnológicas nos espetáculos; os novos equipamentos de iluminação e de efeitos cênicos; o palco para além do edifício teatral.

  • DJs; música eletrônica; procedimentos técnicos da informática Realização dos projetos poéticos.

4º Bimestre

Ressonâncias da arte do passado na arte contemporânea

  • A apropriação e a citação na produção em artes visuais, dança, teatro.
  • Citações de obras de outras épocas (sejam melódicas, harmônicas, instrumentações...), nas composições de compositores eruditos, da MPB e do jazz.
  • Continuidade de projetos poéticos individuais ou coletivos nas linguagens artísticas.

 2º ANO

1º Bimestre
O encontro entre arte e público

  • Aproximação entre arte e público;curadoria educativa; conceitos e curadoria de Festivais
  • Obras interativas; espaços institucionais e alternativos; modos de expor; diferentes públicos; arte e comunicação visual na escola festivais dionisíacos e teatro grego; sagrado e profano; ressonâncias entre espetáculo e espectador.
  • Espaços convencionais e alternativos; intervenção do espectador no espetáculo de dança; dança-público/quarta-parede, mediações para a escuta; interpretações diversas; repertório pessoal e cultural; bandas; coretos; espaços para concerto pré-projetos de poética pessoal ou colaborativa.
2º Bimestre
A poética da matéria no território das linguagens da arte


  • A materialidade na linguagem da fotografia, do bordado, da pintura, entre outras a materialidade do texto na construção da obra cênica
  • O corpo e a pesquisa de movimento a matéria-som, ruído, silêncio e palavra projetos de poética pessoal ou colaborativa.
3º Bimestre

Projeto de contaminação de linguagens no território das linguagens artísticas

  • Land art; arte pública; performance;
  • Instalação; apropriação de imagens; colagem; computação gráfica; contaminação de linguagens; fotografia; grafite; livro de artista; objeto; video arte
  • Intervenções urbanas; performance; teatro pós-moderno
  • Dança de rua, as experiências contemporâneas de movimento.
  • Intervenções sonoras; sons de celulares; rádios comunitárias
  • Invenção de ações culturais (intervenções visuais, sonoras, corporais; curadorias educativas gerando novos contatos com as linguagens da arte).
4º Bimestre
Intervenções urbanas e ambientais como projeto poético
Modos de pensar e olhar a arte


  • História da Arte; Filosofia da Arte – Estética;
  • Crítica de Arte; Sociologia da Arte; Psicologia da Arte; Antropologia Cultural; Semiótica da Cultura; Mercado da Arte etc.

  • Finalização dos projetos poéticos de intervenções individuais ou colaborativas com fundamentação teórica a partir do contato com os saberes estéticos e culturais.

3º Ano

CONTEÚDO 1º BIMESTRE
  • Elementos e Princípios da Composição Visual
  • Estudo da cor 
  • Cor-Luz 
  • Cor-Pigmento 
  • Classificação das Cores 
  • Leitura da Imagem 
  • Círculo de Newton
  • A Leitura da Imagem 
  • Tipos de Leitura 
  • Tipos de Leitura: gestáltica,semiótica,iconográfica e estética 
  • Estágio utilizados na leitura da imagem - análise, interpretação, julgamento


CONTEÚDO - 2º BIMESTRE

História da arte
  • O Expressionismo
  • O Expressionismo alemão
  • Biografia de Vincent Van Gogh e Edvard Munch
  • O Expressionismo Holandês 
  • O Expressionismo chega ao Brasil 
  • Os desenhos de Segall 
CONTEÚDO - 3º BIMESTRE 
Arte Brasileira
  • O Modernismo no Brasil 
  • Uma nova Arte Brasileira 
  • Anita Malfati 
  • Tarsila do Amaral 
  • Vitor Brecheret: a escultura se moderniza 
  • A Arte Brasileira após a Semana de Arte Moderna 
  • A Pintura de Portinari e Volpi 
  • A Escultura de Bruno Giorg

CONTEÚDO - 4º BIMESTRE
A cena instável:período pós-moderno

  • Arte conceitual - Instalação 
  • Arte Contemporânea Brasileira 
  • Arquitetura Moderna Brasileira 
  • Oscar Niemeyer e sua Revolucionária Arquitetura 
  • Século XX: a libertação das artes 
  • Cubismo 
  • A Pintura de Picasso e Braque 
  • Escultura Cubista 
  • Futurismo 

Visualizações !!