ARTE
1ª SÉRIE
1ª SÉRIE
1º Bimestre
Cidade, cultura e práticas culturais
- Patrimônio cultural imaterial e material
- Tradição e ruptura; arte contemporânea
- Educação patrimonial
- Arte pública - intervenções urbanas.
- Paisagem sonora
- Músicos de rua
- Escola de samba, tambor de crioula, jongo, roda de samba, frevo; forró, dança contemporânea, dança popular
- Artes circenses - circo tradicional, circo contemporâneo, palhaço/clow e a tradição cômica, folia de reis,palhaços de hospital.
- Pré-projetos de intervenção na escola
2º Bimestre
Intervenção em arte: projetos poéticos na escola
- Intervenção em arte
- Modos de intervenção nas diferentes Linguagens Artísticas
- Relação arte-público
- Projetos poéticos de intervenção na escola
3ºBimestre
A arte contemporânea no território da materialidade
- Procedimentos técnicos das linguagens da fotografia (inclusive via celulares), do Computador, do cinema de animação, web art, expansão dos conceitos de pintura, desenho, escultura, grafite etc.
- Inserção de imagens tecnológicas nos espetáculos; os novos equipamentos de iluminação e de efeitos cênicos; o palco para além do edifício teatral.
- DJs; música eletrônica; procedimentos técnicos da informática Realização dos projetos poéticos.
4º Bimestre
Ressonâncias da arte do passado na arte contemporânea
- A apropriação e a citação na produção em artes visuais, dança, teatro.
- Citações de obras de outras épocas (sejam melódicas, harmônicas, instrumentações...), nas composições de compositores eruditos, da MPB e do jazz.
- Continuidade de projetos poéticos individuais ou coletivos nas linguagens artísticas.
2º ANO
1º Bimestre
O encontro entre arte e público
- Aproximação entre arte e público;curadoria educativa; conceitos e curadoria de Festivais
- Obras interativas; espaços institucionais e alternativos; modos de expor; diferentes públicos; arte e comunicação visual na escola festivais dionisíacos e teatro grego; sagrado e profano; ressonâncias entre espetáculo e espectador.
- Espaços convencionais e alternativos; intervenção do espectador no espetáculo de dança; dança-público/quarta-parede, mediações para a escuta; interpretações diversas; repertório pessoal e cultural; bandas; coretos; espaços para concerto pré-projetos de poética pessoal ou colaborativa.
2º Bimestre
A poética da matéria no território das linguagens da arte
- A materialidade na linguagem da fotografia, do bordado, da pintura, entre outras a materialidade do texto na construção da obra cênica
- O corpo e a pesquisa de movimento a matéria-som, ruído, silêncio e palavra projetos de poética pessoal ou colaborativa.
3º Bimestre
Projeto de contaminação de linguagens no território das linguagens artísticas
- Land art; arte pública; performance;
- Instalação; apropriação de imagens; colagem; computação gráfica; contaminação de linguagens; fotografia; grafite; livro de artista; objeto; video arte
- Intervenções urbanas; performance; teatro pós-moderno
- Dança de rua, as experiências contemporâneas de movimento.
- Intervenções sonoras; sons de celulares; rádios comunitárias
- Invenção de ações culturais (intervenções visuais, sonoras, corporais; curadorias educativas gerando novos contatos com as linguagens da arte).
4º Bimestre
Intervenções urbanas e ambientais como projeto poético
Modos de pensar e olhar a arte
- História da Arte; Filosofia da Arte – Estética;
- Crítica de Arte; Sociologia da Arte; Psicologia da Arte; Antropologia Cultural; Semiótica da Cultura; Mercado da Arte etc.
- Finalização dos projetos poéticos de intervenções individuais ou colaborativas com fundamentação teórica a partir do contato com os saberes estéticos e culturais.