1ª SÉRIE
CONTEÚDO - 1º BIMESTRE
|
O aluno na sociedade e a Sociologia
|
Sociologia e o trabalho do sociólogo
|
O processo de desnaturalização ou estranhamento
|
da realidade
|
Como pensar diferentes realidades
|
O homem como ser social
|
CONTEÚDO - 2º BIMESTRE
|
O que permite ao aluno viver em sociedade?
|
Inserção em grupos sociais
|
• Família, escola, vizinhança, trabalho
|
Relações e interações sociais
|
Socialização e o processo de construção da identidade
|
CONTEÚDO - 3º BIMESTRE
|
O que nos une como humanos?
|
O que nos diferencia?
|
Conteúdo simbólico dos relacionamentos sociais
|
• A unidade do Homem e as diferenças entre os homens:
|
o que nos diferencia como humanos
|
Conteúdos simbólicos da vida humana
|
• Cultura: características
|
• A humanidade na diferença
|
CONTEÚDO - 4º BIMESTRE
|
O que nos desiguala como humanos?
|
Conteúdo simbólico dos relacionamentos sociais
|
• Da diferença à desigualdade: comparação entre
|
os dois conceitos
|
• Etnias, classes sociais, gêneros e gerações.
|
2º ANO
CONTEÚDO - 1º BIMESTRE
|
De onde vem a diversidade social brasileira?
|
A população brasileira
|
• Diversidade nacional e regional
|
O estrangeiro do ponto de vista sociológico
|
A formação da diversidade
|
• Migração, emigração e imigração
|
• Aculturação e assimilação.
|
CONTEÚDO - 2º BIMESTRE
|
Qual a importância da cultura na vida social?
|
• Cultura, consumo, consumismo e comunicação de massa
|
• Construção da identidade pelos jovens.
|
CONTEÚDO - 3º BIMESTRE
|
Qual a importância do trabalho na vida
|
social brasileira?
|
O trabalho como mediação
|
Divisão social do trabalho
|
• Divisão sexual e etária do trabalho
|
• Divisão manufatureira do trabalho
|
Processo de trabalho e relações de trabalho
|
• Transformações no mundo do trabalho
|
• Emprego e desemprego na atualidade.
|
CONTEÚDO - 4º BIMESTRE
|
O aluno em meio aos significados da violência
|
no Brasil
|
O que é violência
|
Violências simbólicas, físicas e psicológicas
|
Diferentes formas de violência
|
• Doméstica, sexual e na escola.
|
Razões para a violência
|