Orientações:
- Os trabalhos deverão ser
manuscritos em folha de papel almaço, grampeados ou encadernados.
- Os trabalhos deverão ser entregues até o dia 03/10/2016
- Qualquer dúvida ou esclarecimento
procurar a coordenação.
1º ANO
CONTEÚDO - 1º BIMESTRE
|
As diferentes mídias
|
A língua e a constituição psicossocial do indivíduo
|
A língua portuguesa na escola: o gênero textual no cotidiano escolar
|
A literatura na sociedade atual
|
Lusofonia e história da língua portuguesa
|
Funcionamento da língua
|
Análise estilística: verbo, adjetivo e substantivo
|
Aspectos linguísticos específicos da construção do gênero
|
Construção da textualidade - Identificação um texto
|
CONTEÚDO - 2º BIMESTRE
|
A exposição artística e o uso
da palavra
|
Comunicação e relações sociais
|
Discurso e valores pessoais e
sociais
|
Literatura e Arte como
instituições sociais
|
Variedade linguística:
preconceito linguístico
|
Diferenças entre texto teatral e texto espetacular
|
• Fábula
|
Texto lírico (foco: leitura)
|
• Poema
|
Funcionamento da língua
|
Análise estilística: verbo
|
Aspectos linguísticos
específicos da construção do gênero
|
gênero
|
Construção da textualidade
|
Identificação das palavras,
sinonímia e ideias-chave em um texto
|
Intertextualidade:
interdiscursiva, inter genérica e referencial, temática
|
O conceito de gênero textual
|
Polissemia
|
CONTEÚDO - 3º BIMESTRE
|
Esferas de atividades sociais da linguagem
|
A literatura como sistema intersemiótico
|
O eu e o outro: a construção do diálogo e do conhecimento
|
Texto narrativo (foco: leitura)
|
• O conto
|
• Comédia e tragédia (semelhanças e diferenças)
|
Funcionamento da língua
|
Análise estilística: verbo, adjetivo, substantivo
|
Aspectos linguísticos específicos da construção do gênero
|
Construção da textualidade
|
Construção linguística da superfície textual: coesão
|
Identificação das palavras, sinonímia e ideias-chave em um texto
|
Intertextualidade: interdiscursiva, intergenérica,
|
referencial e temática Intersemioticidade
|
CONTEÚDO - 4º BIMESTRE
|
Esferas de atividades sociais da linguagem
|
A construção do caráter dos enunciadores
|
A palavra: profissões e campo de trabalho
|
O texto literário e o tempo
|
• Prosa literária: comparação entre diferentes gêneros
|
de ficção • Cordel • Epopeia
|
Análise estilística: pronomes, artigos e numerais
|
Conhecimentos linguísticos e de gênero textual
|
Construção da textualidade
|
Intertextualidade: interdiscursiva,intergenérica,referencia e temática
|
Produção de Texto: Elabore uma dissertação (mínimo 30 linhas) sobre o seguinte tema: "O jovem e as redes sociais".
2º ANO
CONTEÚDO - 1º BIMESTRE
|
Esferas de atividades sociais da linguagem
|
A linguagem e a crítica de valores sociais
|
A palavra e o tempo: texto e contexto social
|
Como fazer para gostar de ler literatura?
|
O estatuto do escritor na sociedade
|
Os sistemas de arte e de entretenimento
|
O século XIX e a poesia
|
Análise estilística: conectivos
|
Aspectos linguísticos específicos da construção da textualidade
|
Construção linguística da superfície textual: uso de conectores
|
Coordenação e subordinação
|
Formação do gênero
|
Intertextualidade: interdiscursiva, intergenérica, referencial e
temática
|
Períodos simples e composto
|
Valor expressivo do período simples
|
CONTEÚDO - 2º BIMESTRE
|
Esferas de atividades sociais da linguagem
|
Literatura e seu estatuto
|
O escritor no contexto social-político-econômico do
|
século XIX
|
O indivíduo e os pontos de vista e valores sociais
|
Romantismo e Ultrarromantismo
|
Valores e atitudes culturais no texto literário
|
• Análise estilística: advérbio e metonímia
|
•Aspectos linguísticos
específicos da construção do gênero
|
•Coesão e coerência com vistas
à construção da textualidade
|
Identificação das palavras e
ideias-chave em um texto
|
Interação entre elementos
literários e linguísticos
|
Intertextualidade:
interdiscursiva, intergenérica, referencial, temática
|
Lexicografia: dicionário,
glossário, enciclopédia
|
Processos interpretativos
inferenciais: metáfora
|
Compreensão e discussão oral
|
Concatenação de ideias
|
Discussão de pontos de vista em textos opinativos
|
Expressão de opiniões pessoais
|
CONTEÚDO - 3º BIMESTRE
|
Esferas de atividades sociais da linguagem
|
Ética, sexualidade e linguagem
|
Literatura e seu estatuto
|
O escritor no contexto social-político-econômico do século XIX
|
As propostas pós-românticas e a literatura realista e naturalista
|
A sequencialização dos parágrafos
|
Análise estilística: preposição
|
Aspectos linguísticos específicos da construção do
|
gênero
|
Coesão e coerência com vistas à construção da
|
textualidade
|
ntertextualidade: interdiscursiva,intergenérica, referencial,temática
|
CONTEÚDO - 4º BIMESTRE
|
Intertextualidade e cinema
|
Cinema e literatura
|
• Cinema, literatura e identidade cultural
|
• O enredo no texto literário e sua adaptação para o
|
cinema
|
• Organização do texto narrativo
|
• Identificação e descrição de personagens
|
• O uso de diferentes tempos verbais
|
• Discursos direto e indireto
|
• O uso de linkingwords(palavras de ligação)
|
Produção de Texto: Elabore uma dissertação (mínimo 30 linhas) sobre o seguinte tema: "A minha vida daqui há 10 anos".
3º ANO
CONTEÚDO - 1º BIMESTRE
|
Esferas de atividades sociais da linguagem
|
A literatura e a construção da modernidade e do moderno
|
Linguagem e o desenvolvimento do olhar crítico
|
A Língua Portuguesa e os exames de acesso ao Ensino
|
Superior
|
Aspectos formais do uso da língua: ortografia e
|
concordância
|
Aspectos linguísticos específicos da construção do
|
gênero: uso do numeral
|
Categorias da narrativa: personagem, espaço e enredo
|
Construção da textualidade
|
Identificação das palavras e ideias-chave em um texto
|
Intertextualidade: interdiscursiva, intergenérica,
|
referencial e temática
|
Linguagem e adequação vocabular
|
Valor expressivo do vocativo
|
O problema do eco em textos escritos
|
Resolução de problemas de oralidade na produção do
|
texto escrito
|
CONTEÚDO - 2º BIMESTRE
|
Esferas de atividades sociais da linguagem
|
A crítica de valores sociais no texto literário
|
Adequação linguística e ambiente de trabalho
|
A literatura e a construção da modernidade e do
|
Modernismo
|
A língua portuguesa e o mundo do trabalho
|
Construção linguística da superfície textual: paralelismos,
|
coordenação e subordinação
|
Estrutura sintática e construção da tese
|
Intertextualidade: interdiscursiva, intergenérica,
|
referencial e temática
|
CONTEÚDO - 3º BIMESTRE
|
Esferas de atividades sociais da linguagem
|
África e Brasil: relações hipersistêmicas (cultura,
|
língua e sociedade)
|
Diversidade e linguagem
|
Trabalho, linguagem e realidade brasileira
|
Literatura modernista e tendências do pós-modernismo
|
Conhecimentos linguísticos e de gênero textual
|
Construção linguística da superfície textual: reformulação,
|
paráfrase e estilização
|
Intertextualidade: interdiscursiva, intergenérica,
|
referencial e temática paráfrase e estilização
|
Intertextualidade: interdiscursiva, intergenérica,
|
referencial e temática
|
CONTEÚDO - 4º BIMESTRE
|
Esferas de atividades sociais da linguagem
|
A crítica de valores sociais no texto literário
|
Adequação linguística e ambiente de trabalho
|
A literatura e a construção da modernidade e do
|
Modernismo
|
A língua portuguesa e o mundo do trabalho
|
Construção linguística da superfície textual: paralelismos,
|
coordenação e subordinação
|
Estrutura sintática e construção da tese
|
Intertextualidade: interdiscursiva, intergenérica,
|
referencial e temática
|
Produção de Texto: Elabore uma dissertação (mínimo 30 linhas) sobre o seguinte tema: O jovem e o mercado de trabalho.