Orientações:
- Os trabalhos deverão ser manuscritos em folha de papel
almaço, grampeados ou encadernados.
- Os trabalhos deverão ser entregues até o dia 03/10/2016
- Qualquer dúvida ou esclarecimento procurar a coordenação.
1 ano
CONTEÚDO - 1º BIMESTRE
|
Transformação química na natureza e no sistema produtivo
|
Transformações químicas no dia a dia
|
Evidências; tempo envolvido; energia envolvida; revertibilidade
|
• Descrição das transformações em diferentes linguagens e
|
Representações
|
• Diferentes intervalos de tempo para a ocorrência das
|
Transformações
|
• Transformações que ocorrem na natureza e em diferentes
|
sistemas produtivos
|
• Reações endotérmicas e exotérmicas
|
• Transformações que ocorrem na natureza e em diferentes
|
sistemas produtivos
|
• Transformações que podem ser revertidas
|
Alguns materiais usados no dia a dia
|
Caracterização de reagentes e produtos das transformações em
|
termos de suas propriedades;
|
separação e identificação das substâncias
|
• Propriedade das substâncias, como temperatura de fusão e de
|
de ebulição, densidade, solubilidade
|
• Separação de substâncias por filtração, flotação, destilação,
|
sublimação, recristalização
|
• Métodos de separação no sistema produtivo.
|
CONTEÚDO - 2º BIMESTRE
|
Transformação química na natureza e no sistema produtivo
|
Combustíveis – transformação química, massas envolvidas e
|
produção de energia
|
Reagentes e produtos – relações em massa e energia
|
Reações de combustão; aspectos quantitativos nas
|
transformações químicas; poder calorífico dos combustíveis
|
• Conservação da massa e proporção entre as massas de
|
reagentes e produtos nas transformações químicas
|
• Relação entre massas de reagentes e produtos e a energia nas
|
transformações químicas
|
• Formação de ácidos e outras implicações socioambientais da
|
produção e do uso de diferentes combustíveis
|
Primeiras ideias sobre a constituição da matéria
|
Modelo de Dalton sobre a constituição da matéria
|
• Conceitos de átomo e de elemento segundo Dalton
|
• Suas ideias para explicar transformações e relações de massa
|
• Modelos explicativos como construções humanas em diferentes
|
diferentes contextos sociais
|
CONTEÚDO - 3º BIMESTRE
|
Transformação química na natureza e no sistema produtivo
|
Metais – processos de obtenção
|
Representação de transformações químicas
|
Processos de obtenção de ferro e de cobre; linguagem simbólica
|
da Química; tabela periódica; balanceamento e interpretação das
|
transformações químicas; equação química – relação entre massa
|
número de partículas e energia
|
• Transformações químicas na produção de ferro e de cobre
|
• Símbolos dos elementos e equações químicas
|
• Balanceamento das equações químicas
|
• Organização dos elementos de acordo com suas massas
|
atômicas na tabela periódica
|
• Equações químicas dos processos de produção de ferro e
|
de cobre
|
• Importância do ferro e do cobre na sociedade atual
|
CONTEÚDO - 4º BIMESTRE
|
Transformação química na natureza e no sistema produtivo
|
Metais – processos de obtenção e relações quantitativas
|
Relações quantitativas envolvidas na transformação química
|
Estequiometria; impactos ambientais na produção do ferro e
|
do cobre
|
• Massa molar e quantidade de matéria (mol)
|
• Cálculo estequiométrico – massas, quantidades de matéria e
|
energia nas transformações
|
• Cálculos estequiométricos na produção do ferro e do cobre
|
• Impactos socioambientais na extração mineral e na produção
|
do ferro e do cobre
|
2 ano
CONTEÚDO - 1º
BIMESTRE
|
Água e seu consumo pela sociedade
|
Propriedades da água para consumo humano
|
Água pura e água potável; dissolução de materiais
|
em água e mudança de propriedades; concentração
|
de soluções
|
• Concentração de soluções em massa e em
|
quantidade de matéria (g.L–1, mol.L–1, ppm,
|
% em massa)
|
• Alguns parâmetros de qualidade da
|
água–concentração de materiais dissolvidos
|
Relações quantitativas envolvidas nas transformações
|
químicas em soluções
|
Relações estequiométricas; solubilidade de gases
|
em água; potabilidade da água
para consumo humano
|
• Relações quantitativas de massa e de quantidade
|
CONTEÚDO - 2º
BIMESTRE
|
Materiais e suas propriedades
|
O comportamento dos materiais e os
modelos de átomo
|
As limitações das ideias de Dalton
para explicar o
|
comportamento dos materiais; o modelo
de
|
Rutherford-Bohr; ligações químicas
iônicas, covalentes e
|
metálicas; energia de ligação das
transformações químicas
|
• Condutibilidade elétrica e
radiatividade natural dos
|
Elementos
|
• O modelo de Rutherford e a natureza
elétrica dos materiais
|
• O modelo de Bohr e a constituição
da matéria
|
• O uso do número atômico como
critério para organizar a
|
tabela periódica
|
• Ligações químicas em termos de
forças elétricas de
|
atração e repulsão
|
• Transformações químicas como
resultantes de quebra
|
e formação de ligações
|
• Previsões sobre tipos de ligação
dos elementos a partir
|
da posição na tabela periódica
|
• Cálculo da entalpia de reação pelo
balanço energético
|
resultante da formação e ruptura de
ligações
|
• Diagramas de energia em
transformações endotérmicas
|
e exotérmicas
|
CONTEÚDO - 3º
BIMESTRE
|
Materiais e suas propriedades
|
O comportamento dos materiais -
Relações entre proprie-
|
dades das substâncias e suas
estruturas
|
Interações interpartículas e
intrapartículas e algumas
|
propriedades dos materiais
|
Interações interpartículas e
intrapartículas e algumas
|
propriedades dos materiais
|
• Polaridade das ligações covalentes
e das moléculas
|
• Forças de interação entre as
partículas – átomos, íons
|
e moléculas – nos estados sólido,
líquido e gasoso
|
• Interações inter e intrapartículas
para explicar as proprie-
|
dades das substâncias, como
temperatura de fusão e de
|
ebulição, solubilidade e
condutibilidade elétrica
|
• Dependência da temperatura de
ebulição dos materiais
|
com a pressão atmosférica
|
CONTEÚDO - 4º
BIMESTRE
|
Materiais e suas propriedades
|
Metais e sua utilização em pilhas e
na galvanização:
|
Relação entre a energia elétrica e as
estruturas das subs-
|
tâncias em transformações químicas
|
Reatividade de metais; explicações
qualitativas sobre as
|
transformações químicas que produzem
ou demandam
|
corrente elétrica; conceito de
reações de oxirredução
|
Reatividade de metais; explicações
qualitativas sobre as
|
transformações químicas que produzem
ou demandam
|
corrente elétrica; conceito de
reações de oxirredução
|
• Reatividade dos metais em reações
com ácidos e
|
íons metálicos
|
• Transformações que envolvem energia
elétrica –
|
processos de oxidação e de redução
|
• As ideias de estrutura da matéria
para explicar oxidação
|
e redução
|
• Transformações químicas na geração
industrial de energia
|
• Implicações socioambientais das
transformações químicas
|
que envolvem eletricidade
|
• Diferentes usos sociais dos metais.
|
3 ano
CONTEÚDO - 1º
BIMESTRE
|
Atmosfera como fonte de materiais para uso humano
|
Extração de materiais úteis da
atmosfera; produção da amônia e
|
estudos sobre a rapidez e a extensão das
transformações
|
químicas; compreensão da extensão das
transformações
|
químicas; o nitrogênio como
matéria-prima para produzir alguns
|
materiais.
|
• Liquefação e destilação fracionada
do ar para obtenção
|
de matérias-primas (oxigênio,
nitrogênio e gases nobres)
|
• Liquefação e destilação fracionada
do ar para obtenção
|
• Variáveis que podem interferir na
rapidez das transformações
|
(concentração, temperatura, pressão,
estado de agregação e
|
catalisador)
|
• Modelos explicativos da velocidade
das transformações
|
• Modelos explicativos da velocidade
das transformações químicas
|
• Estado de equilíbrio químico –
coexistência de reagentes
|
e produtos em certas transformações
químicas
|
• Processos químicos em sistemas
naturais e produtivos que
|
utilizam nitrogênio
|
– avaliação de produção, que utilizam
nitrogênio,
|
- avaliação de produção, consumo e utilização social.
|
CONTEÚDO - 2º BIMESTRE
|
Hidrosfera
como fonte de materiais para uso humano
|
Extração de
materiais úteis da atmosfera; acidez e alcalinidade de
|
águas
naturais – conceito de Arrhenius força de ácidos e de
|
bases – significado
da constante de equilíbrio; perturbaçãodo
|
equilíbrio químico;
reação de neutralização
|
•
Composição das águas naturais
|
• Processos
industriais que permitem a obtenção de produtos a
|
partir da
água do mar
|
• Acidez e basicidade
das águas e alguns de seus efeitos no meio
|
natural e
no sistem produtivo efeitos no meio natural e natural e no
|
sistema
produtivo
|
• Conceito
de dissociação iônica e de ionização e a extensão das
|
transformações
químicas– equilíbrio químico
|
•
Influência da temperatura, da concentração e da pressão em
|
sistemas em
equilíbrio químico
|
•
Equilíbrios químicos envolvidos no sistema CO2/H2O na natureza
|
pressão em
sistemas em equilíbrio químico
|
• Transformações
ácido–base e sua utilização no controle
|
do pH de
soluções aquosas
|
CONTEÚDO - 3º
BIMESTRE
|
Biosfera como fonte
de materiais para uso humano
|
Extração de materiais úteis da
biosfera; recursos
|
sobrevivência humana – carboidratos,
vegetais para a lipídios e
|
vitaminas; recursos animais para a
sobrevivência humana –
|
proteínas e lipídios; recursos
fossilizados para sobrevivência
|
humana – gás natural, carvão mineral e petróleo
|
• Os componentes principais dos
alimentos (carboidratos, lipídios e
|
proteínas), suas propriedades e
funções no organismo
|
• Biomassa como fonte de materiais
combustíveis
|
• Arranjos atômicos e moleculares
para explicar a formação de
|
cadeias, ligações, funções orgânicas
e isomeria
|
• Processos de transformação do
petróleo, carvão mineral e gás
|
natural em materiais e substâncias
utilizados no sistema produtivo
|
– refino do petróleo, destilação seca
do carvão e purificação do
|
do gás.
|
• Produção e uso social dos
combustíveis fósseis.
|
CONTEÚDO - 4º
BIMESTRE
|
O que o ser humano introduz na atmosfera, hidrosfera e biosfera
|
Poluição,
perturbações da bios fera, ciclos biogeoquímicos e desenvolvimento sustentável
|
Poluição
atmosférica; poluição das águas por efluentes urbanos,
|
domésticos,
industriais e agropecuários; perturbação da biosfera pela produção, uso e
descarte
|
• Desequilíbrios
ambientais pela introdução de gases na atmosfera,
|
Como SO2, CO2, NO2
e outros óxidos de nitrogênio.
|
• Chuva ácida, aumento do efeito
estufa e redução da Camada
|
de ozônio – causas e consequências
|
• Poluição das
águas por detergentes, praguicidas, metais pesados
|
e outras causas, e contaminação por
agentes pesados e outras
|
causas, e contaminação por agentes
patogênicos.
|
• Perturbações na biosfera por
pragas, desmatamentos, uso de
|
combustíveis fósseis, indústrias,
rupturas das teias alimentares
|
e outras causas. rupturas das teias alimentares e outras
causas.
|
• Ciclos da água, do nitrogênio, do
oxigênio e do gás carbônico,
|
de ozônio e suas inter-relações.
|
• Impactos ambientais na óptica do
desenvolvimento sustentável
|
• Ações corretivas e preventivas e
busca de alternativas
|
Sustentável
|
• Ações corretivas e preventivas e
busca de alternativas para a
|
sobrevivência no planeta
|